Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 - 18.00

Aos Sábados das 8h às 15h

 

Lingua Presa

tratcria5

Lingua Presa

O que é popularmente conhecido como “língua presa” pode se tratar de diferentes alterações da estrutura da língua, porém todas estas trazem alterações importantes na fala.

Uma criança que apresente frênulo lingual curto (saiba mais aqui) que não foi diagnosticada e tratada precocemente pode apresentar alterações na pronuncia dos sons da fala, decorrentes desta limitação que o frênulo língua causa da movimentação da língua.

Outra possível causa é a alteração da força dos músculos da língua, comum em crianças que constantemente ficam com a boca aberta para respirar. A alteração da postura da língua faz com que sua musculatura seja menos trabalhada, deixando-a volumosa e “mole” para a fala. Condição semelhante pode ser observada em crianças que fazem uso prolongado de hábitos de chupar chupeta, dedo ou mamar na mamadeira.

O tratamento fonoaudiológico inicia com a identificação e eliminação das causas da alteração das estruturas da língua para depois iniciarmos o fortalecimento e reeducação do movimento dos músculos da língua durante a fala.

AGENDE SUA CONSULTA

Vamos conversar? Agende agora sua consulta.