Horário de Atendimento

Seg - Sex: 8.00 - 18.00

Aos Sábados das 8h às 15h

 

Dores na ATM

tratadu09

Dores na ATM

A articulação temporomandibular (ATM) permite o movimento de abrir e fechar a boca, assim como levar o queixo para frente e para os lados, eliciado a partir da contração da musculatura da face. Se você colocar o dedo indicador próximo aos ouvidos e repetidamente abrir e fechar a boca perceberá uma movimentação nesta região, trata-se da ATM e do osso da mandíbula. Quando sua movimentação está alterada, considera-se a possibilidade de se tratar de um quadro de disfunção temporomandibular (DTM), podendo prejudicar a mastigação, deglutição e fala.

A DTM pode ocorrer devido a alterações musculares ou articulares. As causas musculares mais comuns são tensão excessiva da musculatura do rosto devido ao estresse, bruxismo ou má oclusão dentária, o que sobrecarrega a ATM durante a sua função. Temos como causas articulares malformações ou lesões da estrutura da ATM ou do osso da mandíbula na região de contato à articulação.

O tratamento deve ser multidisciplinar, geralmente com o uso de placas ortodônticas e manobras de relaxamento com Fonoaudiologia podendo, em casos mais graves, ser necessária a intervenção cirúrgica.

A atuação fonoaudiológica será diretamente na adequação da força da musculatura craniofacial, bem como correção ou adaptação das funções orais, proporcionando maior conforto, redução da tensão e dor, e manutenção dos resultados obtidos.

AGENDE SUA CONSULTA

Vamos conversar? Agende agora sua consulta.